#radioliberal #tvliberal #rádioliberal #radioliberaltamboril #tvliberaltamboril

88 981415662

NO AR

Bregão da Liberal

Com Antonio do Vale

Regional

Conta de energia dos cearenses deve subir neste mês de abril; entenda

Reajuste tarifário anual da Enel Ceará será definido pela Aneel em reunião que deve ocorrer no dia 15 de abril

Publicada em 01/04/25 às 08:21h - 12 visualizações

por DN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Shutterstock/Arquivo)
O consumidor cearense deve preparar o orçamento para um aumento na conta de luz neste mês de abril. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá definir, em reunião no próximo dia 15 de abril, o índice de reajuste anual aplicado às tarifas da Enel Distribuição Ceará.

Tradicionalmente, as novas tarifas passam a vigorar a partir de 22 de abril. Deverão ser impactados em torno de 3,8 milhões de consumidores da companhia no Estado.

Convém ressaltar que os percentuais variam conforme a classe consumidora, com índices distintos para clientes residenciais, rurais e industriais.

HISTÓRICO DOS ÚLTIMOS REAJUSTES

Nos últimos cinco anos, o percentual de reajuste médio aplicado à tarifa de energia elétrica da Enel Ceará foi o seguinte:

  • 2024: -2,8%
  • 2023: +3,06%
  • 2022: +24,85%
  • 2021: +8,95%
  • 2020: +3,9%

COMO É CALCULADO O REAJUSTE TARIFÁRIO?

O reajuste tarifário anual aplicado pela Aneel às distribuidoras de energia, como a Enel Ceará, é um processo regulado que considera uma série de fatores. Entre os principais componentes do cálculo estão:

  • Custos não gerenciáveis: Incluem gastos com compra de energia, encargos setoriais e transmissão. Estes são repassados integralmente aos consumidores.
  • Custos gerenciáveis: Relacionados à operação e manutenção da distribuidora. Estes custos são revisados periodicamente para garantir eficiência.
  • Índice de Reajuste Tarifário (IRT): É o índice final calculado pela Aneel, levando em conta os custos mencionados e os ganhos de produtividade da distribuidora.
  • Inflação: O cálculo também incorpora indicadores econômicos, como o IGP-M e o IPCA, para refletir a variação de custos.

A expectativa do mercado é que o índice reflita o cenário econômico recente, com atenção especial para custos de geração e encargos setoriais.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Por onde você mais ouve a Rádio Liberal ?

 Pelo App de áudio da Rádio Liberal
 Pelo app TV Liberal
 Pelo Facebook da Rádio Liberal
 Pelo RádiosNet
 Pelo Site da Rádio Liberal







.

LIGUE E PARTICIPE

88 981415662

Visitas: 36051
Usuários Online: 36
Copyright (c) 2025 - RÁDIO LIBERAL
Converse conosco pelo Whatsapp!