Uma comunidade de Jucás, zona rural do município de Independência, no Ceará, ficou ilhada neste domingo (19), após fortes chuvas que resultaram no rompimento de uma barragem. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS) foram acionados para atender a ocorrência.
A reportagem apurou que pessoas chegaram a subir em árvores para esperar o resgate. Um idoso, de 75 anos, estava plantando na beira do rio, quando foi surpreendido pela correnteza da água. O homem foi um dos resgatados junto aos seus dois cachorros, segundo Lúcio Rodrigues, diretor da Defesa Civil de Independência.
O idoso teria se recusado a deixar o local, se não fosse na companhia dos animais dele. Chuvas são registradas na localidade desde a madrugada deste domingo.
Ao fim da ocorrência, a SSPDS informou que foram resgatadas cinco pessoas.
No fim da tarde, o governador Elmano de Freitas (PT) fez um post em sua rede social sobre a situação em Independência. Segundo ele, o rompimento aconteceu em uma barragem particular e o Governo acionou imediatamente as forças de segurança para socorrer as famílias que ficaram ilhadas na região.
"Nossas equipes da Secretaria da Proteção Social estão em contato com o município para avaliar a necessidade de auxílio aos moradores atingidos pela enchente. Minha determinação é para que seja disponibilizado tudo o que for necessário em apoio às famílias que precisarem", dizia a postagem.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a barragem rompeu por volta das 9h30: "no local não é possível o acesso por meio de viaturas", destacou a Pasta.
"Os bombeiros militares estão equipados com botes, pranchões e equipamentos de mergulho. A aeronave da Ciopaer encontra-se, no momento, realizando voos na área para identificar os locais onde estão e a quantidade de vítimas ilhadas, e já iniciou os resgates"
Policiais da Patrulha Rural, da Força Tática e do Policiamento Ostensivo Geral auxiliam na operação.
"O Governo do Estado está disponibilizando todos os recursos necessários para realizar os resgates das vítimas da enchente. A ocorrência está em andamento", acrescentou a Secretaria.
Nas últimas 24h, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em, pelo menos, 115 municípios do Ceará. O maior volume de precipitações foi registrado em Quiterianópolis, com 151 mm. Em seguida, vêm chuvas de grande volume registradas em Aurora, com 150 mm; Tauá, com 108 mm; e Crateús, com 101 mm.
O estado deve seguir com condições favoráveis para chuva em todas as macrorregiões nos próximos dias. O órgão estadual chegou a emitir um aviso meteorológico sobre chuvas intensas no Estado, com prazo de encerramento até as 12h da próxima terça-feira (21).
As chuvas neste momento se devem à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de áreas de instabilidades na porção centro-sul do Ceará.
A Defesa Civil do Ceará divulgou recomendações de segurança, como: evitar permanecer embaixo de árvores, não estacionar próximo às torres de transmissão ou placas de propaganda, evitar circular em áreas alagadas e procurar abrigo seguro durante ventos fortes.