#radioliberal #tvliberal #rádioliberal #radioliberaltamboril #tvliberaltamboril
O momento é simbólico pela ascensão nacional da região. Com torcidas de massa e muito apaixonadas, o Nordeste sempre foi sinônimo de resistência na vida e também no esporte, mas projetos esportivos, mais investimentos e profissionais qualificados fizeram o eixo se inverter e permitiram um crescimento que muitos achavam ser impossível. Isso é o que explica também uma edição de Série A histórica, inédita na era dos pontos corridos com cinco nordestinos: Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória-BA.
O sorteio da Libertadores é organizado em quatro potes, organizados através do ranking de clubes da Conmebol - com exceção do Pote 4, que reúne equipes que estavam na pré-Libertadores, como é o caso do Bahia. O regulamento indica que as equipes do mesmo país não podem ser sorteados para a mesma chave, exceto se estão no Pote 4.
Em 2025, o Fortaleza disputa a Libertadores pela 3ª vez na história do clube. A estreia ocorreu em 2022, quando avançou às oitavas de final. Em 2023, também participou do torneio internacional, mas foi eliminado na 2ª fase preliminar, garantindo classificação para a Copa Sul-Americana, quando terminou como vice-campeão.
Apesar da trajetória recente, o time leonino adquiriu mais experiência internacional e sonha em chegar mais longe na Liberta. Deste modo, já projeta os possíveis adversários.
Do Pote 1, por exemplo, o Leão só pode enfrentar quatro dos oito times presentes no sorteio, sendo 50% de chance para ser um argentino ou uruguaio. Os candidatos então são: River Plate (ARG), Peñarol (URU), Nacional (URU) e Racing (ARG).
No Pote 2, com exceção do Internacional, também são cotados: Olimpia (PAR), LDU (EQU), Libertad (PAR), Independiente del Valle (EQU), Colo-Colo (CHI), Estudiantes (ARG) e Bolívar (BOL). Como faz parte do Pote 3, não pode encarar nenhum clube dessa chave.
Por fim, no Pote 4, todos podem aparecer no sorteio do Fortaleza. Os confirmados no momento são: Carabobo (VEN), Atlético Bucaramanga (COL), Central Córdoba (ARG), San Antonio Bulo Bulo (BOL), Bahia, Barcelona de Guayaquil-EQU, Alianza Lima-PER e Cerro Porteño-PAR.