O ex-jogador e técnico Mario Jorge Lobo Zagallo, lenda do futebol e único tetracampeão do mundo, morreu nessa sexta-feira (5) aos 92 anos. A notícia foi divulgada na madrugada deste sábado (6) em nota publicada no perfil do Instagram da lenda do futebol.
"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo", informa o breve comunicado sobre o falecimento do ídolo.
A nota divulgada ressalta ainda aspectos da vida pessoal de Zagallo. "Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas".
O comunicado não apresentou a causa da morte do ídolo do futebol brasileiro.
Zagallo nasceu em Maceió, em Alagoas, em 9 de agosto de 1931. Com menos de dois anos se mudou para o Rio de Janeiro, que ele descobriu a paixão pelo futebol. Aos 17 anos, o nordestino Zagallo passou a jogar pelo América Futebol Clube. Deixa quatro filhos. Velho Lobo era viúvo há 11 anos, quando a única esposa Alcina de Castro faleceu em 2012, após 57 anos de matrimônio.
Zagallo, único a participar de quatro das cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil (dois títulos como jogador e outros dois como treinador e assistente técnico - esteve internado em agosto no Rio de Janeiro devido a uma infecção urinária.
Mas o ex-atacante da Seleção já tinha passado por outros problemas de saúde anteriormente. Após a morte de Pelé, em dezembro de 2022, ficou hospitalizado durante duas semanas por uma infecção respiratória.
Como ponta-esquerda, ao lado do 'Rei', o 'Velho Lobo' fez parte da Seleção Brasileira que conquistou as Copas de 1958 e 1962.