88 981415662

NO AR

RÁDIO LIBERAL

radioliberal.net.br

Educação

Estudantes do Ceará perdem bonificação que aumenta nota do Enem para entrar no IFCE pelo Sisu; entenda

Uma decisão do STF fez várias universidades brasileiras recuarem na aplicação da medida que incentivava a ocupação de vagas por candidatos locais

Publicada em 17/01/25 às 08:15h - 23 visualizações

por DN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Shutterstock)

bonificação regional adotada, há alguns anos, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no processo de inscrição dos candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não será mais aplicada. A medida, praticada por algumas universidades no Brasil, consiste no acréscimo de 10% a 20% na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de candidatos que, no caso do Ceará, residem ou concluíram o ensino médio no Estado.

suspensão do benefício aos estudantes locais em 2025 ocorre após uma série de disputas judiciais sobre a medida em anos anteriores. Em 2024, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre casos específicos em diferentes estados brasileiros indicaram a proibição da ação afirmativa. No entendimento do STF, o benefício é inconstitucional por discriminar candidatos com base na origem.

A medida que, no Ceará, era adotada pelo IFCE nos processos seletivos começou a ser utilizada no Brasil em 2010, sobretudo, em instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A finalidade do aumento das notas dos candidatos da ampla concorrência (já que alunos beneficiados por cotas não podem ganhar o auxílio), que moram na mesma área da universidade, é fazer com que as vagas sejam ocupadas prioritariamente pelos estudantes locais, corrigindo, assim, desigualdades educacionais em determinados estados e regiões.

A aplicação da medida era possível porque as instituições participantes do SISU podem atribuir pesos diferentes nas provas do Enem e bônus para a pontuação de candidatos que atendam às condições especificadas pela universidade participante. No entanto, ao longo dos anos, isso foi motivo de contestações e ações judiciais.

Em algumas universidades federais, por exemplo, a bonificação é reservada para alguns cursos, como Medicina, na tentativa de estimular a ocupação das vagas pelos alunos do próprio território.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Tik Tok
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

88 981415662

Visitas: 20946
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2025 - RÁDIO LIBERAL
Converse conosco pelo Whatsapp!