#radioliberal #tvliberal #rádioliberal #radioliberaltamboril #tvliberaltamboril
Interessados em se candidatar devem atender aos requisitos do certame (detalhados abaixo), se inscrever pelo site oficial da EsPCEx e desembolsar o valor de R$ 100, referente à taxa de participação — que pode ser paga até 12 de maio.
Do total de vagas, 400 são reservadas para candidatos masculinos, sendo 320 para ampla concorrência e 80 reservadas para negros. As outras 40 são destinadas a mulheres, sendo 32 para ampla concorrência e 8 para candidatas negras.
Podem se candidatar à seleção os indivíduos que atenderem os seguintes requisitos:
https://espcex.eb.mil.br/images/concurso/2025_publConcurso/edital/Edital_Concurso_da_EsPCEx_2025-2026.pdf
O processo seletivo é composto por diversas fases, incluindo o Exame Intelectual — que abrange disciplinas como matemática, física, química, história, geografia, português e inglês, além de uma redação.
Aprovados na prova objetiva serão convocados para as demais fases, como:
Os candidatos aprovados e classificados iniciarão a formação em 2026, visando se tornarem oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército.
A formação na EsPCEx tem duração de um ano, em regime de internato, na cidade de Campinas (SP), onde os militares em formação receberão o título de aluno e vão se preparar para ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), localizada em Resende (RJ), onde cursarão mais quatro anos de formação militar como cadete.
Ao concluírem com aproveitamento o curso na Aman, serão declarados aspirantes a oficial e seguirão carreira no Exército.