#radioliberal #tvliberal #rádioliberal #radioliberaltamboril #tvliberaltamboril
Segundo a OPAS, a evolução se deve ao pico de disseminação do vetor, que é maior devido ao clima quente e chuvoso. O rápido crescimento populacional e a urbanização não planejada também foram apontados como fatores, incluindo condições precárias de moradia e serviços inadequados de saneamento básico.
O diretor ressaltou ainda a importância das medidas para prevenir e controlar a transmissão da dengue e evitar mortes, observando que "apesar do aumento recorde de casos em 2023, a taxa de mortalidade por dengue na região permaneceu abaixo de 0,05%."
De acordo com o Ministério da Saúde, até quarta-feira (27), o Brasil registrou 2,3 milhões de casos prováveis de dengue e 830 mortes. Por conta do surto da doença, já foram publicados 407 decretos municipais e 11 estaduais de emergência.
Levando em conta as altas taxas de transmissão nos últimos meses, a pasta definiu, na quarta-feira (27), a estratégia de ampliação da vacinação. Ao todo, 930 mil doses serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 165 agora contemplados com a ampliação.
O imunizante ainda não está disponível na rede pública do Ceará.