Com habilidades de edição e um ouvido afinado, uma mente criativa pode transformar qualquer som em música — seja o vento soprando uma sacola de supermercado ou notas desafinadas cantadas por desconhecidos no meio da rua.
Foi com produções assim que Daniel Ranon, de 23 anos, acumulou mais de 18 milhões de visualizações (em uma única postagem) e 8 milhões de curtidas em vídeos nas redes sociais, estabelecendo uma nova trajetória para sua carreira de músico.
O jovem de Mendes Pimentel, município no interior de Minas Gerais, conquistou o público ao sair pelas ruas de São Paulo gravando vídeos com pessoas aleatórias que encontrava pelo caminho. Ele pedia para reproduzirem determinados sons com a boca, depois juntava os áudios, criando trilhas sonoras de jogos ou até a abertura do "Jornal Nacional".
O g1 acompanhou Daniel e sua cinegrafista Thaíssa Candella em uma das andanças da dupla pela capital paulista para entender o processo de criação dos vídeos que tanto viralizam. O ponto escolhido da vez foi um dos cartões-postais da cidade: a Avenida Paulista.
Cantor, instrumentista, editor e arranjador vocal, o jovem se diz apaixonado por música desde criança, um amor que compartilha com a família, formada por músicos.
Durante a pandemia, Daniel começou a acompanhar perfis voltados para música em redes sociais como o TikTok. Então, pensou que poderia fazer algo mais interessante e criativo do que aquilo que consumia e viu nisso a oportunidade de utilizar sua bagagem do universo musical para criar conteúdos para a internet.